segunda-feira, 20 de abril de 2015

São Patapios de Tebes e seu Mosteiro em Loutraki


Mil anos após o repouso de São Patapios, quando os turcos capturaram Constantinopla em 1453, suas relíquias foram retiradas e levadas até o mosteiro em Corinto (como ele havia pedido durante sua vida). O corpo do santo estava escondido atrás de um muro ocidental na caverna de frente ao iconostásis e a capela . A memória do paradeiro do corpo do santo logo desapareceu.

Em 1904, um sacerdote local, Padre Constantino  Sosanis, estava servindo a capela nesta caverna. Ele era um sacerdote anormalmente alto o qual regularmente servia esta capela, e devido a sua altura ele comissionou algumas alterações nela. Na noite anterior que os trabalhos no muro ocidental iriam iniciar, Padre Constantino teve um sonho no qual um monge alertou ele a "tomar cuidado quando quebrasse o muro, pois eu estou do outro lado. Eu sou São Patapios do Egito". Ele foi encontrado no dia seguinte sob telhas segurando uma grande cruz no peito, um rolo de pergaminho com seu nome, moedas Romanas e grandes folhas cobrindo suas relíquias tão frescas como se tivessem sido colhidas naquele momento. Um doce odor também exalava de de suas relíquias.

A santa relíquia está agora em uma estrutura de madeira especial na parte de trás da caverna. Dentro da caverna há também pinturas romanas do século XIII, com três figuras proeminentes de São Patapios, São Ipomoi e São Nikon. A igreja do mosteiro é agora dedicada a Virgem Maria e contém em seu centro a Mãe de Deus para a veneração. A igreja também guarda o Crânio Relíquia  de São Ipomoi (Imperatriz  Helena Dragash) e parte do osso do quadril de São Nikon.



Em 1952 um Padre Grego, Padre Nektarios Kyriakos, construiu o mosteiro só de mulheres neste lugar. As pessoas locais inicialmente resistiram a essa ideia desde que o local do mosteiro é de difícil alcance até hoje. Após a fundação do mosteiro, Irmã Patapia foi nominada como Madre Superior, com Padre Nektarios Kyriakos como líder espiritual. Hoje, existem algumas quarenta pessoas vivendo nas celas da fundação e a Madre Superior é a Mãe Isidora.

Desde que as relíquias de São Patapios foram descobertas, muitas pessoas foram visitadas pelo Santo em visões e em sonhos solicitando-as a visitar a "sua casa em Loutraki". Ele é conhecido especialmente por curar câncer e os milagres ocorrem através do mundo, inclusive em locais como Austrália e na América.


Milagre - A conversão de uma Católica

Era Páscoa em 1986 no Monte Atos quando o Ancião Martiniano do skete São Panteleimon em Kapsala , do Santo Mosteiro de Pantocratoros, relatou o seguinte milagre de São Patapios.

O Ancião tinha um parente na Alemanha Ocidental chamado George. Enquanto na Alemanha, George se casou com uma mulher Católica e que não foi batizada Ortodoxa. Eles se casaram na Ortodoxia, e tiveram dois filhos que receberam o  Santo batismo , mas sua esposa continuou a permanecer católica apesar de adorar as Igrejas Ortodoxas.
Eles retornaram para a Grécia em Nova Esmirna. Com sua Paróquia local sendo São Sosti.
Em 1985 eles decidiram passar o verão em Loutraki em Corinto. Um dia eles subiram ao mosteiro de São Patapios e veneraram suas  santas relíquias. O marido entrou primeiro e venerou primeiro. A esposa estava logo atrás dele e, embora católica, ela também estava indo venerar suas relíquias, quando subitamente, ela desmaiou e caiu no chão.

Seu marido imediatamente pegou ela em seus braços e com a ajuda dos outros peregrinos trouxe-a ao lado de fora para ela tomar um pouco de ar fresco. Tendo se recuperado eles perguntaram a ela porque ela desmaiou.

Ela Respondeu, atônita:

 "O que, vocês não viram, vocês não ouviram ? O Santo me empurrou e disse: ' Como você pode, uma herege, se aproximar de mim' "

Neste momento ela pediu para ser batizada Ortodoxa. Após algumas lições de catequismo em sua paróquia, ela foi batizada.

Hoje, ela continua a fazer suas peregrinações até o mosteiro de São Patapios, com grande fé e reverência. E desde o seu bastimo, ela diz que se sente uma pessoa uma pessoa completamente diferente. Em uma conversa de telefone, falou no livro do Monge Nicodemos Nilali o qual compilou a vida e os serviços do santo, ela diz:

"Quando eu rezo, eu sinto como se Deus fosse meu, meu Pai, embora antes eu não sentisse nada. Agora eu acendo minha vela no iconóstase, eu preparo a prósfora, eu comungo, eu leio a vida dos santos, e sinto minha alma perto de Deus. Como eu posso explicar isso a você? É alguma coisa muito diferente de antes, uma segurança de que estou perto de Deus. E eu atribuo isto a São Patapaios, a quem eu agradeço."

São Patapios tem inúmeras outras aparições em seu mosteiro e também aparições ao seus Padres. Na construção do mosteiro, São Patapios apareceu e instruiu o Padre de como deveria ser a construção e como deveria ser as atividades no mosteiro. E quando este(o mosteiro ou a igreja)necessitava de algo, ele mandava mensagens e aparecia a pessoas para levar ajuda ao mosteiro.




Retirado e Traduzido de: http://www.johnsanidopoulos.com/2009/12/saint-patapios-of-thebes-and-his.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário